‘IA Saúde Pública‘ é um site que reúne informações da pesquisa de doutorado de Arthur William Cardoso Santos sobre o desenvolvimento de Inteligência Artificial no SUS (Sistema Único de Saúde) através do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS).
A partir de uma política de Ciência Aberta, o processo de mapeamento da Fase 1 será documentado no site www.iasaudepublica.com.br contribuindo para o trabalho de gestores públicos e outros pesquisadores.
Trata-se de uma pesquisa-ação que visa investigar, analisar e propor políticas públicas sobre a adoção da Inteligência Artificial (IA) no Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de desenvolvimento tecnológico no Subsistema de Informação e Conectividade do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS).
Pesquisa-ação é uma abordagem participativa com foco na identificação de problemas, produção de diagnósticos e desenvolvimento de soluções que proporcionem um aprimoramento do processo estudado.
FASE 1: Diagnóstico
Mapa do desenvolvimento de IA na Saúde
FASE 2: Avaliação
Identificação de carências e oportunidades
FASE 3: Políticas Públicas
Proposição de novas políticas públicas
Arthur William Cardoso Santos é doutorando em Saúde Pública na ENSP/FIOCRUZ, com orientação do Prof. Dr. Carlos Gadelha, onde pesquisa o subsistema de informação e conectividade do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS), além de compartilhar os dados sobre o desenvolvimento de Inteligência Artificial em Saúde no site https://iasaudepublica.com.br dentro de uma ação de ciência aberta. Cursa ainda a pós-graduação de Ciência de Dados/Analytics na PUC-Rio, além de integrar o GT de Inteligência Artificial (IA) da SET. É pesquisador do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz (CEE) e do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT/Fiocruz). Fez cursos presenciais em Harvard e Stanford sobre Inovação em parceria com o LASPAU e o Lemann Center, respectivamente. É mestre em Educação, Cultura e Comunicação (UERJ), pós-graduado no MBA de TV Digital, Radiodifusão e Novas Mídias de Comunicação Eletrônica (UFF), graduado em Comunicação Social / Jornalismo (PUC-Rio) e técnico em eletrônica (CEFET-RJ). Foi gerente executivo de Produção, Aquisição e Parcerias na EBC, além de gerenciar o setor de Criação de Conteúdos e coordenar as Redes Sociais da TV Brasil. Liderou também a área de Inovação/Novos Negócios na TV Escola. Atuou ainda na criação do Canal Educação e do Canal LIBRAS para o Ministério da Educação (MEC). Deu aulas em cursos de graduação e pós-graduação nas universidades UniCarioca, Unigranrio, FACHA, INFNET e CEFOJOR (Angola), além de integrar o conselho consultivo do Ministério das Comunicações para a escolha do padrão tecnológico do Rádio Digital no Brasil.