O Programa Nacional de Genômica e Saúde de Precisão – Genomas Brasil foi criado para estabelecer no Brasil as bases para o desenvolvimento da saúde de precisão e, em um futuro próximo, sua implementação no Sistema Único de Saúde (SUS). A saúde de precisão funciona assim: ela associa dados já conhecidos de diagnóstico e tratamento (como histórico pessoal/familiar, exames clínicos e laboratoriais) ao perfil genético do paciente. Portanto, a saúde de precisão permite a escolha de tratamentos mais seguros e que produzam melhores resultados, além de detectar com antecedência a probabilidade de vir a desenvolver certas doenças.

Criado em 2020, o inovador programa Genomas Brasil se desenvolve em duas linhas de atuação. Primeiro, utiliza o sequenciamento genômico para obter maior acurácia diagnóstica, predição de risco de doenças, para atender pacientes com tratamento mais seguro e eficaz. E segundo, consiste no emprego de terapias avançadas (como as terapias celulares, gênicas e de tecidos engenheirados à base de células humanas), tratamentos que levam em consideração a arquitetura genômica do paciente.

O Genomas Brasil tem por objetivos promover:

  • incentivo a ciência e tecnologia: fomentando pesquisas, a formação de cientistas e a construção de de um banco de dados genômicos de brasileiros. Esse banco genômico vai permitir desvendar as relações entre genes e doenças na nossa população.
  • fortalecimento da indústria nacional: promovendo o desenvolvimento de empresas de base tecnológica (startups) e a formação de consórcios de inovação para desenvolver tecnologias de saúde de precisão de incorporação no SUS.
  • fortalecimento do SUS: promovendo a qualificação da força de trabalho em saúde.

FONTE: Ministério da Saúde.

Receba novidades da IA na Saúde Pública (semanalmente)

Receba novidades da IA na Saúde Pública (semanalmente)

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades da Inteligência Artificial no SUS.

Toda segunda-feira, você vai receber um email com o resumo da semana!