A Escola Nacional de Administração Pública – Enap publicou o edital com as regras dos quatro desafios para enfrentamento da pandemia de coronavírus (Covid-19).
Os desafios buscam soluções inovadoras em quatro temáticas relacionadas à Covid-19: saúde, economia, impacto social e tecnologia:
1 – Eficiência do sistema de saúde para o enfrentamento da epidemia
Diante da chegada ao Brasil do coronavírus, um patógeno novo e de fácil propagação, é preciso adotar processos de trabalho que garantam o funcionamento do sistema de saúde e evitem sua sobrecarga. A pergunta a ser respondida é: Como podemos aumentar a eficiência do sistema de saúde no enfrentamento da Covid-19?
2 – Diminuição de impactos econômicos no contexto da Covid-19
Para o combate a pandemia causada pelo coronavírus será necessário um conjunto de ações de contenção de danos na economia. A crise afetou de forma diferente diversos setores, criando oportunidades para alguns e muitos desafios para a maioria. Como podemos reduzir impactos e gerar oportunidades para empresas e empreendedores no contexto da Covid-19?
3 – Mitigação das consequências socioeconômicas da Covid-19
A crescente proliferação do coronavírus no Brasil apresenta riscos que podem afetar as condições socioeconômicas da população como um todo. Como podemos mitigar as consequências sócioeconômicas da pandemia de Covid-19?
4 – Monitoramento e gestão de enfrentamento da epidemia
Estudos recentes indicam que medidas de distanciamento social adotadas para conter a pandemia do Covid-19 por si só não serão suficientes para impedir que a demanda por leitos hospitalares supere várias vezes a oferta. Como podemos usar a tecnologia para ganhar escala no monitoramento e enfrentamento da epidemia?